segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Criatividade é uma das habilidades do futuro que será necessária no mundo dos negócios


A criatividade será um ativo necessário para quem trabalha em 2020, de acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial de 2016. Essa é uma ótima oportunidade para pessoas criativas, e eu vou compartilhar algumas dicas sobre como usar sua imaginação. 

Você é criativo?' Assisti recentemente a uma conferência em que o falante nos fez essa pergunta. Algumas mãos subiram ao redor da sala, mas não muitas. O orador passou então a explicar a definição de "criatividade" - ou seja, que não se traduz em como "artístico" você é, como muitas pessoas assumem erroneamente.
Ser criativo é ter uma imaginação aguçada para a curiosidade, experimentação e expressão de idéias. A criatividade é realmente sobre a resolução de problemas, pensando em termos laterais, sobre a geração e o brainstorming de novas idéias e o surgimento de diferentes maneiras de apresentar essas idéias.
É por isso que, no relatório do Fórum Econômico Mundial de 2016,  The Future of Jobs , os principais funcionários de recursos humanos e estratégias de organizações líderes mundiais, revelou que a habilidade de criatividade, em particular, será um ativo necessário para quem trabalha em 2020.
Pensa-se que, à medida que começamos a confiar mais em máquinas para tomar decisões e automatizar tarefas, os humanos precisarão  encontrar respostas inovadoras para problemas de negócios complexos e fornecer o que as máquinas não podem: a criatividade .
Há muitas mensagens não naturais, de texto excessivamente complicadas que estão sendo comunicadas hoje, especialmente no mundo do marketing digital.
É por isso que você precisa se tornar criativo.
Você precisa fazer idéias sobre como melhor comunicar suas principais mensagens em uma história convincente que terá seu público na extremidade do seu assento (ou tela). Como você pode usar uma mistura de palavras e imagens, infografia e diagramas, para criar emoção, para se conectar com seu público e vender seus pontos principais de uma maneira que não foi feita antes? Há um processo muito simples de quatro passos que eu uso para começar minha própria criatividade interior quando estou inventando idéias para uma nova apresentação, e vale a pena explorar esse exercício para qualquer atividade comercial que exija criatividade.
4 passos para uma apresentação criativa:
chuva de ideias
Anote todos os seus pensamentos e explore várias idéias para sua apresentação. Qual é a sua mensagem principal? Quais são os pontos-chave que você precisa fazer? Qual a melhor forma de apresentá-los? Isso é sobre quantidade não qualidade - um despejo de cérebro. Silêncio sua voz interior e ajuste sua mente livre.
Pensar visual
Esboce suas idéias no papel. Trata-se de visualizar suas principais mensagens, pontos principais, dados e informações que terão sentido para você e para outros. Desenhe diagramas e mapas mentais para conectar os pontos e seus pensamentos. Lembre-se, não se trata de "ser artístico"; trata-se de estar aberto para explorar.
Sentido
Transforme o caos em calma. Livrar-se de tudo o que não é essencial para os seus principais pontos. Este é o seu momento "aha", onde você começa a dar sentido a tudo o que você fez durante o brainstorm ou esboçou. Comece a cortar a desordem desnecessária.
Açao
Retire uma mensagem clara que resume a sua apresentação. Esta pode ser uma frase que comunica seu propósito, ou um visual que é facilmente compreendido e se conecta com seu público. Isto é o que você usará no início e no final da sua apresentação e nos pontos-chave enquanto você apresentar.
Comece simples
Lembre-se, você não precisa ser um vencedor do Prêmio Archibald para ser um gênio criativo.
Procure por idéias de outras (boas) apresentações e imagens. E não basta parar lá - a inspiração vem de coisas cotidianas e situações como livros, revistas e tudo mais.
Minhas 5 melhores dicas criativas são:
  1. 1 - Procure inspiração em livros, revistas ou sites.
  2. 2 - Reúna ideias e tire fotos de eventos cotidianos.
  3. 3 - Faça pausas regulares de estar sentado em sua mesa.
  4. 4 - Trabalhe em blocos de tempo para dar uma chance ao seu cérebro.
  5. 5 - Saia - o ar fresco e a caminhada são melhores.
Isso é tudo! Criative-se!

Allain Rauen é o fundador e CEO da Academia de Insights e Instrutor na Udemy.

TRABALHE CONOSCO

Contact me
Muito bom que você esteja aqui querendo falar comigo, pois saiba que eu atribuo um valor inquestionável ao meu tempo e que sempre ignoro tudo o que não esteja conectado diretamente com o meu propósito, que é ajudar a impactar positivamente a vida de milhares de pessoas. porém se você deseja falar algo importante, envie sua mensagem que nós entraremos em contato com você!
allainrauen
allainrauen
allainrauen
Tokyo . Japan