quinta-feira, 23 de agosto de 2018

O QUE É EMPREENDEDORISMO DIGITAL?

Já ouviu falar do Empreendedorismo Digital? Você se considera alguém que faz parte do empreendedorismo digital?
Acredito que o empreendedorismo é capaz de mudar a vida das pessoas. Começar um trabalho como empreendedor digital é essencialmente desenvolver um conjunto de habilidades, valores e a mentalidade certa.
E todas essas coisas podem ser aprendidas, adquiridas e deslocadas. O empreendedorismo digital é para todos, mas nem todo mundo vai estar disposto a pagar o preço para ter sucesso. E você, está disposto?
Hoje vou te ensinar como começar no empreendedorismo digital, e também dizer o que é o empreendedorismo digital.
Sem mais delongas, vamos começar:

O que é empreendedorismo digital?
O empreendedorismo digital é uma “nova forma” de se ter seu próprio negócio, porém, sem um ponto fixo, você trabalha de onde quiser, precisa apenas de algumas ferramentas tecnológicas.
E veja que comecei dizendo “nova forma”, isso porque a cada dia é mais comum ver pessoas deixando seus empregos tradicionais para se empenhar no empreendedorismo digital.
O mercado do empreendedorismo digital está em constante crescimento e isso acaba gerando mais e mais oportunidades, muitas empresas estão migrando para o meio digital por vários motivos.
E se você deseja entrar no empreendedorismo digital saiba que vai precisar:
·          Do seu esforço;
·          De um computador;

Isso mesmo, nada mais, com o seu esforço e um computador você já consegue iniciar no empreendedorismo digital. Mas não pense que é simples, ainda tem um grande caminho para trilhar.
Abaixo falo sobre as primeiras direções a serem seguidas para aqueles que querem ingressar verdadeiramente no empreendedorismo digital:

Como começar no empreendedorismo digital?

Nem todo mundo está destinado a se tornar o próximo Steve Jobs ou o Mark Zuckerberg, mas aplicar uma mentalidade empreendedora ao seu trabalho pode fazer maravilhas, mesmo se você trabalha em uma grande empresa ou é um freelancer com uma base de clientes estável.
Você pode já ter um conjunto de fortes habilidades digitais, mas aprimorá-las e adicionar mais algumas podem levá-lo ao próximo nível.
Eu sempre quis me tornar um empreendedor. Não apenas por causa da oportunidade de se tornar financeiramente independente, mas também por causa do estilo de vida e a possibilidade de ter um impacto positivo no mundo. Os empreendedores têm idéias e os perseguem enquanto mudam o mundo. Apresentar uma idéia para um negócio não é a parte mais difícil, a execução é.
Hoje eu quero compartilhar 10 habilidades do empreendedorismo digital que você precisa dominar para se tornar um empreendedor digital imparável. Aliás, se você quer mesmo começar no empreendedorismo digital? Precisa conferir essas dicas:

1º Dica – Empreendedorismo digital:

· Comunicação

A comunicação é a habilidade número um que você deve dominar se quiser ter sucesso no empreendedorismo digital. Você terá que explicar sua ideia uma e outra vez. Seja para um investidor, um potencial co-fundador ou seu cliente, ser capaz de se comunicar em um nível pessoal e profissional, sem dúvida, economizará muito tempo e estresse.
Desenvolva a capacidade de inspirar e motivar os outros. Trabalhe em sua visão e torne-a tão clara e inspiradora que você não precise repeti-la repetidas vezes. Haverá ocasiões em que você ou sua equipe não se sentirão à vontade para seguir em frente. Portanto, verifique se você está pronto para a crise. Faça isso mesmo se você não tiver uma equipe, considere você como sendo sua equipe e faça a auto-gestão.
Pratique falar em público e estude a comunicação para entender como você pode transferir informações com mais eficiência. As organizações mais inspiradoras têm visões maiores que qualquer indivíduo e possuem o desejo de melhorar seu mundo.
Mostre liderança e confiança. Quanto mais você crescer no empreendedorismo digital, mais confiança e habilidades de liderança você precisará manter. Você terá que aprender a dizer não, negociar, contratar e demitir pessoas. Não é divertido.
Como líder, você tem que tomar decisões difíceis todos os dias. Você pode precisar cortar custos. Pode ser necessário demitir alguém tóxico da equipe ou alguém com desempenho insatisfatório. Você será culpado pelo fracasso. É seu trabalho endurecer e liderar pelo exemplo.
Bom, você pode estar pensando que essas dicas não são pra você, pois você ainda não está no empreendedorismo digital. Não pense assim, entre e já visualize o seu negócio crescendo e você tendo sua equipe para gerenciar, quando comecei era eu, e somente eu. Hoje tenho uma equipe de 7 pessoas.

Aqui estão algumas ferramentas para ajudá-lo a comunicar informações com mais eficiência e melhorar a produtividade no trabalho:

·   Asana - Gerenciamento de projetos e comunicação dentro de sua empresa ou departamento.
·   Intercomunicação - Automatize e otimize a interação com o cliente em potencial e o suporte ao cliente.
·   Trello - Gerenciamento de projetos pessoais ou gerenciamento de projetos de equipes menores.
·   Evernote - gerenciamento de projetos pessoais e notas.
·   Slack - Um aplicativo de mensagens para equipes. Concentre-se no trabalho e reduza a comunicação por email.
·   Prezi - Uma poderosa ferramenta de storytelling baseada em nuvem para criar apresentações envolventes.
·   Skype - Software gratuito para mensagens instantâneas e chamadas de vídeo / áudio.
Se pretende mesmo começar no empreendedorismo digital, entenda que vai precisar utilizar vários softwares como esses que listei acima, encontre os que mais vão lhe auxiliar no dia-dia e prepare-se.

2º Dica – Empreendedorismo digital:

· Finanças

Dominar o dinheiro e melhorar a inteligência financeira é essencial para uma vida empresarial saudável. A maioria das empresas sai fora dos trilhos porque ficam sem dinheiro.
Seja você um empresário, freelancer ou administrador de uma grande empresa, uma das métricas críticas em que você deve se concentrar é o fluxo de caixa.
Aprenda a gerenciar dinheiro. Empresários de sucesso sabem a importância de administrar dinheiro. Você deve descobrir como levantar fundos vendendo seus serviços, produto ou protótipo inicial.
Você pode sair e encontrar investidores ou capitalistas de risco, mas você terá que aprender a pedir dinheiro confortavelmente. Você terá que se tornar crítico, analítico e estar preparado para cortar custos. Não vai ser fácil, mas vale a pena. No empreendedorismo digital você precisa de menos recursos para empreender, se comparado com negócios tradicionais, mas ainda assim é preciso muita atenção com o dinheiro.
Leia sobre investimentos. Sempre invista em si mesmo, compre livros, cursos e assista a conferências, seminários e workshops. Seja seu negócio ou seu dinheiro pessoal.
Sempre minimize o risco desnecessário. Se você investir em algo, certifique-se de influenciar o resultado para que possa agir quando as coisas derem errado.
Aprender contabilidade básica e administração básica não é tão difícil, mas vai ajudá-lo a desenvolver o pensamento financeiro e a entender o pulso do seu negócio. Aprender a ler, analisar e manipular planilhas pode fornecer muitos dados valiosos para facilitar as decisões difíceis. A previsão e a administração ficarão mais confortáveis, pois você terá dados em que confiar.
Uma grande dica é utilizar app no seu mobile (celular), existem vários aplicativos que lhe auxiliam tanto em despesas pessoais como nas despesas da sua casa. Vale a pena testar vários aplicativos e encontrar o ideal para o seu perfil.

3º Dica – Empreendedorismo digital:

· Branding (Marca)

Toda empresa tem um rosto. Pense na Apple, Facebook, Tesla e Virgin, e Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Elon Musk e Richard Branson vêm à mente. Essas empresas não são apenas mundialmente famosas e influentes, mas também tiveram uma marca forte influenciada pelos fundadores.
Todo mundo tem uma marca e todo mundo é uma marca. A maneira como você fala, a maneira como você responde aos e-mails, a maneira como você se apresenta, a maneira como você escreve é ​​a sua marca.
Como construir uma marca pessoal? Invista em aprender como criar uma marca pessoal forte. Você terá que praticar a consciência para se aprofundar em seu subconsciente para entender quem você é, quem você quer ser e quem você finge ser por causa da pressão dos colegas, inseguranças e aspirações.
Tudo começa com a visão, o grande plano para a vida. Então vem para o que você pode morrer, sua maneira de chegar a essa visão, seus valores. É passar por cima de todos para chegar ao seu objetivo ou é elevar os outros para seus objetivos e, em seguida, chegar ao seu? Finalmente, você precisará de um plano de ação e mantras para sua vida diária, para o próximo ano e dez anos.

Algumas dicas para iniciar sua marca:

·   Crie um blog - escrever é uma das formas mais antigas de comunicação e influência. Aprenda a escrever bem. A escrita clara toca as pessoas. Sempre forneça valor, sirva sua tribo e seja você mesmo. Levará tempo para encontrar sua voz, mas uma vez que você a encontrar, valerá a pena.
·   Ofereça um ótimo conteúdo - Seu tempo como empresário é muito limitado. A criação de conteúdo pode demorar muito para que você possa começar a defini-lo. Crie um newsletter, torne-se um curador ativo no Twitter, Instagram, LinkedIn, Facebook ou qualquer outra rede. Depois de estabelecer sua marca, você conhecerá a plataforma certa para se concentrar.

4º Dica – Empreendedorismo digital:

· Marketing

O marketing é um dos aspectos mais importantes do crescimento dos negócios. Você pode construir o melhor produto do mundo, mas se ninguém souber, é inútil. Obtenha uma compreensão profunda das várias disciplinas de marketing digital, como otimização de mecanismos de busca (SEO), marketing nas Redes Sociais, pagamento por clique (PPC), otimização de conversão, marketing de conteúdo e e-mail marketing.
Aprenda a identificar seu público-alvo. Se você tentar apelar para todos, você não serve ninguém. Aprenda a fazer perguntas inteligentes e realizar pesquisas iniciais do público.

Dicas:

·   Aprenda histórias - contar histórias é uma ferramenta poderosa que você pode usar para engajar seu público e obter notícias. Faça conteúdo que prendam seus leitores, mas claro, não conte mentira.
·   Aprenda a direcionar o tráfego - Estude os conceitos básicos de marketing de conteúdo, mídias sociais e SEO. Não tente jogar o sistema como você não pode enganar as grandes empresas. Leia blogs, inscreva-se no treinamento de certificação de marketing digital e participe de comunidades de marketing.

5º Dica – Empreendedorismo digital:

· Networking

Sua rede é seu patrimônio líquido. Desde o início da humanidade, a evolução tem favorecido pessoas capazes de formar fortes laços sociais. Sendo assim, aqui vão algumas dicas:
·   Construa sua Tribo - Forme um grupo de amigos empresários bem escolhidos. Você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo. Certifique-se de cercar-se de visionários, executores e campeões. Pode parecer assustador cortar pessoas tóxicas, mas você está crescendo e avançando, ou está encolhendo e caindo.
·   Conecte-se com pessoas em redes sociais - Pratique proatividade. Torne-se um ouvinte ativo e faça perguntas. Leia um artigo? Envie um e-mail com sua opinião, diga obrigado e comece uma conversa. Nem todas as interações serão frutíferas, mas ao longo do tempo você estará fazendo conexões importantes.
·   Desenvolva o hábito de alcançar - Se você não perguntar a resposta é sempre não. Pratique a arte de alcançar influenciadores e colegas empreendedores. Ofereça sua ajuda para ter a oportunidade de aprender com eles.

6º Dica – Empreendedorismo digital:

· Automação

Fazer a mesma coisa repetidas vezes não o torna produtivo. Fazer o que pode ser feito por software é uma perda de tempo que causará grande pesar. Se você não pode executar algo usando software, aprenda a delegá-lo.
Maximize a eficiência do seu fluxo de trabalho. Revise seus hábitos digitais. Eu posso apostar que existem maneiras de você usar seu tempo online de maneira mais eficiente.
Automatize tarefas que podem ser automatizadas. Existe software para quase tudo que você pode imaginar. Fazer café, desligar as luzes, contabilidade, folha de pagamento, vendas, e-mail, marketing, promoção de conteúdo e muito mais. Abrace a força de trabalho digital e faça a tecnologia funcionar para você.

7º Dica – Empreendedorismo digital:

· O design

O design é o que diferencia bons produtos de ótimos produtos. Muitas empresas hoje em dia ignoram o design e correm para o mercado para enfrentar um fracasso épico. O design não é apenas como parece, mas como funciona.

Dicas para o designer:

·   Prototipagem - aprenda a criar protótipos das suas ideias e leve-as à frente de usuários em potencial para obter feedback. As habilidades digitais de prototipagem farão excelentes apresentações e validações de produtos.
·   Tenha o plano para vencer a procrastinação - Uma vez que você se apaga e não consegue pensar criativamente, passe seu tempo assistindo às palestras do TED e lendo ótimos livros.
·   Utilize uma ferramenta de design - abaixo segue a lista das ferramentas disponíveis, escolha uma delas e comece a se especializar:
·   Photoshop
·   Canva Sketch Pixel Buddha
·   Freebiesbug
·   Behance

8º Dica – Empreendedorismo digital:

· Analisar dados

Aprenda a analisar tudo. Não importa o quanto você tenha que tomar decisões baseadas em dados. Só porque você prefere algo, não significa que é a coisa certa.
Aprenda sobre economia, psicologia comportamental e estatística.
Identifique tendências e preveja o futuro. Siga sempre as notícias do setor e a ciência por trás dele, para que você possa apostar e vencer, prevendo a próxima grande novidade.
Aprenda a regra 80/20. O princípio de Pareto afirma que, para muitos eventos, cerca de 80% dos efeitos provêm de 20% das causas. Use dados para descobrir o que funciona e o que não funciona. Faça mais do que funciona.

9º Dica – Empreendedorismo digital:

· Técnico

Todo mundo está completamente empolgado para aprender a codificar. É uma das habilidades digitais mais poderosas. O mundo não precisa de 7 bilhões de programadores, mas a alfabetização codificada ou a compreensão simples podem beneficiar a todos à medida que desenvolvem o raciocínio lógico e a solução complexa de problemas.
Como criar um website. Você não precisa entender como codificar seu website a partir do zero, mas usar o construtor de sites como o Squarespace ou o CMS, como o WordPress, economizará muito tempo à medida que você constrói seu império de negócios.
Aprenda a codificar e trabalhar com o código. Codificação é a nova leitura. Você deve aprender o básico para entender como isso é feito, para que você possa se comunicar melhor com os desenvolvedores. Comece com as habilidades de desenvolvimento web front-end, incluindo HTML, CSS e JavaScript.
Isso não é necessariamente uma regra, mas sem dúvida, você será um profissional mais completo e também vai auxiliar para reduzir gastos. E no mundo do empreendedorismo digital, quanto mais conhecimento, melhor. Eu recomendo que você conheça o básico, por exemplo esse blog eu fiz com o meu conhecimento. Peguei um tema e eu mesmo personalizei, se fosse contratar alguém, teria gastado milhares de reais.

10º Dica – Empreendedorismo digital:

· Aprendizagem no empreendedorismo digital

Aprender online é certamente uma das habilidades digitais cruciais que podem ajudá-lo a alcançar o próximo nível. Você pode aprender de muitas maneiras. Livros, documentários, em uma mentoria, conferências, tentativa e erro e assim por diante. Ou você pode fazer um curso de formação de empreendedorismo digital.
O Curso Fórmula Negócio Online é considerado o Treinamento #01 para quem quer montar um negócio online e começar no empreendedorismo digital, recomendo fortemente que você assista a apresentação do curso, tenho certeza que você vai gostar!

Allain Rauen é o fundador e CEO da Academia de Insights e Instrutor na Udemy.

TRABALHE CONOSCO

Contact me
Muito bom que você esteja aqui querendo falar comigo, pois saiba que eu atribuo um valor inquestionável ao meu tempo e que sempre ignoro tudo o que não esteja conectado diretamente com o meu propósito, que é ajudar a impactar positivamente a vida de milhares de pessoas. porém se você deseja falar algo importante, envie sua mensagem que nós entraremos em contato com você!
allainrauen
allainrauen
allainrauen
Tokyo . Japan